A energia solar está em constante expansão, os projectos nascem, evoluem. E por vezes desaparecem, para serem substituídos por outros. O que é que aconteceu recentemente em termos de avanços fotovoltaicos? Quais são as notícias mais importantes das últimas semanas? Nós deciframos as notícias recentes para si.
Energia solar flutuante
Recentemente, a energia solar encontrou um lugar na água, na Occitânia! É graças à start-up SolarinBlue e ao seu projecto, muito bem denominado Sun’Sète: um demonstrador fotovoltaico… que flutua ao largo da costa de Sète-Frontignan! O seu objectivo é atingir uma potência de 300 quilowatts-hora (kWh). Tudo isto, em meio hectare. O suficiente para abastecer o porto e as suas infra-estruturas com energia limpa através de um cabo submerso. A start-up garante que os seus painéis (nunca em contacto directo com a água salgada das ondas) não terão de tremer perante as intempéries. Mesmo perante ondas de 12 metros de altura e ventos violentos. Estamos tranquilos!
Sombra fotovoltaica
Em Grenoble, a STMicroelectronics inaugurou em Março passado a sua instalação de sistemas de sombreamento fotovoltaicos autoconsumíveis. Estão actualmente em funcionamento no parque de estacionamento do local e são constituídos por 5.800 painéis. O conjunto forma um sistema de sombreamento de 10.900 m², com uma capacidade de mais de 2 megawatts (MW). O seu objectivo? Reduzir as emissões de CO2 da empresa em pelo menos 10% (ou seja, 80 toneladas). Para atingir este objectivo e tornar o seu projecto solar uma realidade, a STMicroelectronics associou-se à Reservoir Sun e à Gaz Électricité de Grenoble.
Departamento solar
O Marne está a tornar-se solar! Prevê instalar instalações fotovoltaicas no seu território. Estas instalações, que produzem menos de 500 kWh, serão instaladas em locais vagos das suas comunidades (menos de um hectare). Trata-se de terrenos abandonados, lixeiras, parques de estacionamento, mas também de telhados de edifícios públicos. O projecto do Syndicat intercommunal d’Énergies de la Marne (SIEM) já foi lançado e a primeira instalação deverá estar operacional no final de 2023. Será instalada no telhado de uma instalação de armazenamento da Enedis e poderá fornecer energia a pelo menos 60 agregados familiares!